Por Toshinobu Ishida para LinkedIn Pulse e Blog "Managers Café"
Cultura do “Sim, senhor”
Esse termo “Sim, senhor” pode levar
o leitor a 2 diferentes interpretações no mundo profissional:
1-Pessoas que não conseguem dizer “não”
quando o chefe diz ou pede alguma coisa.
2-Pessoas que sempre concordam com chefe, mesmo que ele esteja
errado.
O caso 1 está na linha do ditado
popular: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mas eu gostaria mesmo é
discutir aqui, uma situação igualmente comum que é o caso 2.
Para agradar o chefe, qualquer que
seja o nível hierárquico, o subordinado concorda com tudo que o chefe diz ou
opina. Afinal, porque se confrontar com alguém que pode mudar profundamente a
vida dele, por exemplo, causando a perda do emprego? Ou aumento de salário ou
até uma promoção?
É comum que as melhores decisões
surjam após uma detalhada discussão, feita com participantes num ambiente
profissional de comunicação eficiente, onde todos os fatores (positivos e principalmente
os negativos) sejam levantados e discutidos. Essa discussão é o ponto forte de
uma empresa com uma boa comunicação vertical e horizontal. Mas, se a empresa se
tornou, ao longo do tempo, em uma organização do “Sim, senhor”, pode tomar
rumos e decisões que não tem mais ponto de retorno.
É o que acontece se um gestor
estiver cercado de subordinados que somente dizem “Sim, senhor”. Avião
desgovernado caindo para o mar e os passageiros continuam a elogiar o trabalho do piloto.
Esse artigo poderia ser do ponto de
vista do subordinado: - Ah, seu chefe é assim?
MAS gostaria de escrever sob outro ponto de vista. Você, o chefe!
Agora o momento de reflexão.
MAS gostaria de escrever sob outro ponto de vista. Você, o chefe!
Agora o momento de reflexão.
Você é chefe? Sua equipe anda
concordando em tudo com você ultimamente?
Cabe aos gestores a percepção de
que está vivenciando esta cultura. Se perceber que ultimamente a sua equipe
está sempre concordando com você, reflita. Não se sinta um superchefe. Os
aspectos negativos podem estar ocultos e simplesmente só lhe contam coisas boas.
O que fazer para reverter esta situação?
O que fazer para reverter esta situação?
Há várias formas de agir para
corrigir essa cultura. Um dos caminhos é o gestor estimular o funcionário para
dar a opinião pessoal dele, mesmo que ele esteja de acordo com você.
Peça-o
para dar o seu ponto de vista e explicar a razão desse ponto de vista. Escute-o
até o fim. Se ele estiver concordando com o chefe apenas porque não quer contrariá-lo, você
perceberá em duas ou três perguntas.
Nós crescemos numa cultura onde questionamos as opiniões contrárias. Mas não questionamos quem está de acordo.
Nós crescemos numa cultura onde questionamos as opiniões contrárias. Mas não questionamos quem está de acordo.
Se você se sentir superchefe porque
todos em sua volta concordam com você, DESCONFIE. O leitor pode ter criado a Cultura do "Sim, senhor" a sua volta.
Aconteceu alguma situação profissional que se encaixe no caso acima? Gostaria de compartilhar conosco?
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Bom texto. Estou numa empresa onde meu gestor só fala "Sim, senhor!" ao dono da empresa. Caminho sem volta.
ResponderExcluirNa empresa para a qual trabalho acontece o contrário do "sim senho", sempre tem um ou outro funcionário independente do grau de subordinação, questionando algumas atitudes administrativa. Particularmente considero isso um solto na velha cultura como já foi dito, que diz; "manda quem pode obedece que tem juízo".
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